Santa Maria deixará de ter voos para São Paulo a partir de maio

Deni Zolin


A Gol Linhas Aéreas anunciou que, seis meses após o início dos voos de Santa Maria a São Paulo, a rota será suspensa temporariamente a partir de 9 de maio. Passageiros que tinham bilhetes comprados já receberam avisos. A companhia não informa o motivo, mas segundo uma fonte da coluna, a causa seria o fim da parceria entre a Gol e a VoePass, que opera os aviões turbohélices ATR-70, de 68 lugares, que fazem a linha de Congonhas a Santa Maria e a Uruguaiana - a cidade da fronteira também deixará de ter voo.

Não há previsão de retorno do voo daqui para Congonhas, mas as tratativas serão retomadas entre governo do Estado, Assembleia Legislativa e Gol para tentar retomar as viagens usando um avião a jato Boeing 737, que a Gol opera em todo o país.

O voo regional de Santa Maria a Congonhas foi possível, a partir de 1º de novembro de 2022, porque o governo gaúcho e a Assembleia autorizaram incentivos fiscais para a companhia aérea em troca da implantação dos voos para cidades do interior. Por isso, o Piratini e a Assembleia participam das negociações e devem tentar a volta dos voos com avião maior. Porém, seriam necessários testes da pista para convencer a Aeronáutica a permitir voos diários na Base Aérea.

Em outras cidades do país que são operados com aviões da VoePass, a Gol já anunciou que passará a voar com Boeing 737, de até 186 lugares. Confira o que diz a Gol:

Texto da Gol divulgado para a imprensa nacional

GOL vai operar nos aeroportos de Araçatuba, Ipatinga/Vale do Aço, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto com aeronaves a jato Boeing 737
As rotas existentes partindo de São Paulo (Congonhas) para as cidades do interior paulista e mineiro contarão com aeronaves GOL de maior capacidade.

São Paulo, 31 de março de 2023 – Inauguradas ao longo de 2022, as bases da GOL Linhas Aéreas em Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e Ipatinga/Vale do Aço, em Minas Gerais, já estão se preparando para receber as aeronaves a jato de grande porte da Companhia, os modelos Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros. Os voos terão como ponto de origem e chegada, em São Paulo, o aeroporto de Congonhas.

Os voos com jatos partindo de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto com destino a São Paulo serão diários e terão início em 9 de maio. Por sua vez, os voos em Araçatuba e Ipatinga/Vale do Aço estão previstos para o mês de julho. Na capital paulista os clientes terão à disposição conexões para diversos outros destinos, como o Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Vitória, Goiânia, entre outros.
A Companhia informa que a mudança faz parte de ajuste de malha aérea em andamento, que afetará temporariamente outras bases regionais. Voos de e para os aeroportos de Araguaína (AUX), Barreiras (BRA), Lençóis/Chapada Diamantina (LEC), Paulo Afonso (PAV), Santa Maria (RIA), Teixeira de Freitas (TXF), Uberaba (UBA) e Uruguaiana (URG) estarão suspensos a partir de 09/05. A GOL está em contato com todos os Clientes com bilhetes comprados para voar nos trechos que sofrerão alterações.

Clientes que compraram trechos de/para estas localidades a partir dessa data poderão efetuar a gestão das reservas de acordo com o canal de compra ligando para a Central de Relacionamento, pelo número 0300 115 2121.

Clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas, devem acessar diretamente a Smiles e poderão cancelar o bilhete, reembolsando integralmente as milhas, entrando em contato com a central através dos telefones 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante).

A Companhia reforça que os ajustes da malha aérea buscam a melhor experiência do Cliente e seus planos de regionalização para cidades do interior do Brasil não foram alterados.

Comunicado da Gol

A GOL informa que as suas operações em Santa Maria serão suspensas temporariamente a partir de 09/05/23, por conta de ajustes na malha aérea da Companhia. Clientes que compraram trechos de/ para Santa Maria a partir dessa data poderão efetuar a gestão das reservas de acordo com o canal de compra ligando para a Central de Relacionamento, pelo número 0300 115 2121.

Clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas, devem acessar diretamente a Smiles e poderão cancelar o bilhete, reembolsando integralmente as milhas, entrando em contato com a central de atendimento através dos telefones 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante).

A Companhia reforça que os ajustes da malha aérea buscam a melhor experiência do Cliente e seus planos de regionalização para cidades do interior do Brasil não foram alterados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

"Passaredo quer manter voos em Santa Maria, e Gol falou até breve", diz secretária

Próximo

Trem turístico da Quarta Colônia será lançado neste sábado

Deni Zolin